São Paulo Fashion Week x moda nacional
Foto: Fabiano Battaglin/gshow
A edição 57 do São Paulo Fashion Week, principal evento de moda do país, teve sua chegada marcada por alguns burburinhos envolvendo a mudança de data, local e a falta de marcas amadas e aguardadas pelo público.
As últimas edições do evento vem sendo marcadas por questionamentos persistente que parecem não evoluir, principalmente relacionados a falta de apoio e atenção de influenciadoras de moda que viajam o mundo para frequentar semanas de moda da Europa, Estados Unidos e até mesmo da Ásia mas não prestigiam designers nacionais em seus desfiles.
De um lado, temos o aspecto mais corporativo e organizacional do SPFW que não permite patrocinadores concorrentes aos oficiais do evento, e sem patrocínio, é difícil bancar os custos de um desfile que começam em R$150.000,00. De outro, temos a administração do SPFW, tendo como porta-voz Paulo Borges, que expõe os custos de estruturar um evento desse tamanho.
Fato é, a moda nacional precisa de apoio, melhores condições e uma cadeia organizada para que seus profissionais vivam o sonho de trabalhar com moda sem grandes frustrações. A moda precisa de voz e que as figuras mais importantes do mercado, tenham um olhar de carinho e compaixão para os esforços das marcas para fazer a diferença e mostrar o potencial dos criativos brasileiros para o mundo!