Aprenda a criar coleções de moda de sucesso com o curso de Planejamento e Desenvolvimento de Coleção! Este curso aborda conceitos essenciais de planejamento de coleção, pesquisa de moda e estratégias para desenvolver linhas de produtos, mix e portfólio. Ideal para profissionais e empresários que desejam lançar produtos e coleções mais assertivas e ganhar vantagem competitiva no mercado. Matricule-se agora e impulsione sua carreira na indústria da moda!
conheça o curso
a professora
Priscilla Stávale é uma profissional experiente do varejo de moda, com habilidades em planejamento estratégico de compras, gestão de produtos têxteis e análise de mercado. Ela possui vasta experiência em grandes empresas como Walmart, Marisa e Riachuelo, ocupando cargos de Gerente de Produto e Gerente de Compras. Sua expertise inclui pesquisa de tendências internacionais, adaptação do mix de produtos às demandas do mercado e compreensão dos hábitos regionais de consumo.
perguntas frequentes
Os cursos são online?
Sim! Nossos cursos são 100% online. A enmoda é pioneira e especializada em cursos de moda online há 19 anos no mercado de trabalho.
Os cursos tem certificado?
Sim! Todos os cursos possuem certificado reconhecido pela ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância.
Quais são os dias e horários dos cursos?
Você pode estudar nos dias e horários que quiser, basta se atentar ao prazo de finalização do curso.
Qual a metodologia dos cursos?
Os cursos são compostos por vídeos gravados, imagens, textos complementares, apostilas e atividades.
Como esse curso é classificado?
Como os cursos são 100% online, eles são classificados como livres e profissionalizantes, voltados para a prática do mercado de trabalho.
Cursos livres não necessitam de reconhecimento do MEC, devido à duração.
Como faço para acessar às aulas?
Você pode acessar de qualquer dispositivo com acesso à internet, como computador, celular, tablet ou outro dispositivo que preferir.
Preciso baixar algum aplicativo ou software para realizar as aulas?
Você pode acessar de qualquer dispositivo com acesso à internet, como computador, celular, tablet ou outro dispositivo que preferir.
O curso possui apostila?
Sim, em todas as aulas você encontrará arquivos disponíveis para download, podendo salvar ou imprimir.
Aprofunde seus estudos e viva uma experiência única no mundo da moda
A enmoda possui uma tradição de 19 anos no mercado de ensino de moda, sendo a primeira e maior escola de cursos online de moda do Brasil.
Mais de 25.000 alunos já se formaram com sucesso em nossos cursos, com acesso ilimitado ao conteúdo.
quem faz, recomenda
Grade Curricular
Curta Duração - Planejamento e Desenvolvimento de Coleção
Introdução
Manual do Aluno
Apresentação do Curso
Fórum de Apresentação
Bibliografia
Conheça o Professora
Aula 1 - Introdução ao Planejamento de Coleção
1.1 - Conceitos e Definições
1.2 - A integração entre todos da empresa no planejamento
1.3 - Segmentação de mercado
Fórum Aula 1
Atividade Aula 1
Arquivo de Impressão - Aula 1
Aula 2 - Moda & Tendências
2.1 - Moda
2.2 - Birô de tendências
2.3 - Painel de tendências e temas
2.4 - Viagens de pesquisa
2.5 - Cool Hunter
Fórum Aula 2
Arquivo de Impressão - Aula 2
Aula 3 - Introdução ao mundo das cores e aos Processos da Cadeia Produtiva Têxtil
3.1- Cores - Conceitos
3.2 - A cartela de cores da coleção
3.3 - A Cadeia Têxtil
3.4 - Etapas da Confecção
3.5 - Canais de distribuição e os tipos de lojas
Exercício Aula 3
Arquivo de Impressão - Aula 3
Aula 4 - O Planejamento da Coleção
4.1 - De onde vêm os números da coleção?
4.2 - Painel semântico do perfil e estilo de vida do consumidor: Conceito
4.3 - Nível de informação de moda aplicado na coleção: Conceito
4.4 - Ciclo de vida do produto
4.5 - Pesquisando tendências para a coleção
4.6 - Briefing da Coleção
4.7 - Croquis
4.8 - Painel da Coleção
4.9 - Ficha técnica do produto
4.10 - Ficha de custo do produto
4.11 - Prova da peça piloto
4.12 - Aprovação da coleção
4.13 - Calendários de Lançamento
Exercício Aula 4
Arquivo de Impressão - Aula 4
Aula 5 - Marketing da Coleção
5.1 - O que é Marketing?
5.1.1 - Produto
5.1.2 - Preço
5.1.3 - Propaganda/Promoção
5.1.3.1 - Release da Coleção
5.1.3.2 - Catálogo da Coleção
5.1.3.3 - Revistas Próprias
5.1.3.4 - Lookbook
5.1.3.5 - Site
5.1.3.6 - Revistas / Editoriais de Moda
5.1.3.7 - Desfiles
5.1.3.8 - Tablóides
5.1.3.9 - RP / Assessoria de Imprensa
5.1.3.10 - Redes Sociais
5.1.3.11 - Blogs Internet
5.1.3.12 - Personal Stylist
5.1.4 - Ponto de Venda
5.1.4.1 - Local
5.1.4.2 – Concorrentes
5.1.4.3 - Visual Merchandising
5.1.4.4 – Vitrinas
5.1.4.5 - Atendimento e Serviços
5.1.5 - Portfólio
5.2 - Calendário Comercial
Exercício Aula 5
Arquivo de Impressão - Aula 5
Aula 6 - Gestão na Indústria e no Varejo
6.1 - Compras na Indústria
6.1.1 - Equipes
6.1.2 - Tecidos
6.1.3 - Beneficiamento
6.1.4 - Aviamentos
6.1.5 - Catalogando os materiais
6.1.6 - Controlando os estoques: PEPS e UEPS
6.1.7 - Fornecedores e Negociações
6.1.8 - Importação
6.2 - Compras no Varejo
6.3 - Política de qualidade
6.4 - Logística
Fórum Aula 6
Arquivo de Impressão - Aula 6
Aula 7 - Gestão Financeira da coleção
7 - Introdução
7.1 - Plano de vendas
7.2 - Giro de Estoques
7.3 - Plano de estoques
7.4 - Wishlist
7.5 - Preço de custo x Preço de venda
7.6 - Mark up e Mark down
7.7 - Fatores críticos de sucesso
Exercício Aula 7
Arquivo de Impressão - Aula 7
Aula 8 - Análise de Desempenho da coleção
8.1 - EDI
8.2 - ECR
8.3 - Relatório de desempenho
8.4 - Matriz BCG
8.5 - Banco de dados
8.6 - Acervos
8.7 - Reuniões de feedback: presença de todos
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Sugestão de Leitura
Arquivo de Impressão - Aula 8
Pesquisa de Satisfação
Planejamento e Desenvolvimento de Coleção
Horas de curso Aulas Fóruns de discussões Certificado de Conclusão