
Explore o universo da comunicação de moda na EnModa, onde você terá acesso a um curso abrangente sobre temas essenciais do jornalismo especializado. Descubra as últimas tendências, aprenda a analisar desfiles de moda de forma crítica e entenda o impacto cultural e social da indústria da moda. Além disso, o curso abordará estratégias avançadas de planejamento e criação de conteúdo específico para o setor. Não deixe de aprender sobre a importância da identidade visual, colaborações estratégicas e como construir uma rede de contatos eficaz. Seja parte deste curso e mergulhe no emocionante mundo do jornalismo de moda!
a professora

Gabriella Martins começou sua carreira como advogada após se formar em Direito, mas descobriu sua verdadeira paixão pela moda e comunicação, mudando sua trajetória em 2013 ao se formar em Design de Moda. Fundou sua própria marca de moda sustentável, Yolan, em 2015, onde desempenhou diversas funções, desde o design até o marketing e vendas. Especializou-se em marketing através de cursos livres, incluindo na ESPM, e após o encerramento da marca, passou a trabalhar com comunicação e marketing em startups, focando em desenvolvimento de marca e estratégias. Atualmente, ela atua na direção criativa, redação e conteúdo de revistas digitais no Rio de Janeiro, cobrindo eventos de música e entretenimento. Gabriella também tem experiência como professora de moda e marketing na Belas Artes de Sorocaba e na eduK, além de ministrar cursos sobre economia criativa, especialmente na moda e publicidade.
perguntas frequentes
Os cursos são online?
Sim! Nossos cursos são 100% online. A enmoda é pioneira e especializada em cursos de moda online há 20 anos no mercado de trabalho.
Os cursos tem certificado?
Sim! Todos os cursos possuem certificado.
Quais são os dias e horários dos cursos?
Você pode estudar nos dias e horários que quiser, basta se atentar ao prazo de finalização do curso.
Qual a metodologia dos cursos?
Os cursos são compostos por vídeos gravados, imagens, textos complementares, apostilas e atividades.
Como esse curso é classificado?
Como os cursos são 100% online, eles são classificados como livres e profissionalizantes, voltados para a prática do mercado de trabalho.
Cursos livres não necessitam de reconhecimento do MEC, devido à duração.
Como faço para acessar às aulas?
Você pode acessar de qualquer dispositivo com acesso à internet, como computador, celular, tablet ou outro dispositivo que preferir.
Preciso baixar algum aplicativo ou software para realizar as aulas?
Você pode acessar de qualquer dispositivo com acesso à internet, como computador, celular, tablet ou outro dispositivo que preferir.
O curso possui apostila?
Sim, em todas as aulas você encontrará arquivos disponíveis para download, podendo salvar ou imprimir.
Aprofunde seus estudos e viva uma experiência única no mundo da moda
A enmoda possui uma tradição de 20 anos no mercado de ensino de moda, sendo a primeira e maior escola de cursos online de moda do Brasil.
Mais de 25.000 alunos já se formaram com sucesso em nossos cursos, com acesso ilimitado ao conteúdo.
quem faz, recomenda
Grade Curricular
Introdução ao Jornalismo de Moda
Módulo 1 - Introdução ao Jornalismo de Moda
1.1 - Conhecendo a expert e o conteúdo do curso
1.2 - Definição de jornalismo de moda
1.3 - A evolução da moda como expressão cultural
1.4 - O papel do jornalismo na moda e posicionamento crítico
Atividades
Arquivo de Impressão
Módulo 2 - Tendências
2.1 - Métodos de pesquisa de tendências
2.2 - Tendências: análise de desfiles, revistas e redes sociais
2.3 - Antecipação e adaptação às mudanças na moda
Atividade
Arquivo de Impressão
Módulo 3 - Escrita Criativa para Mídias Sociais
3.1 - Técnicas de redação para diferentes mídia
3.2 - Como contar histórias envolventes: storytelling e linguagem
Arquivo de Impressão
Módulo 4 - Fotografia
4.1 - Princípios básicos de fotografia de moda
Atividade
Arquivo de Impressão
Módulo 5 - Construção de Marca Pessoal
5.1 - Consistência visual e de voz
5.2 - Identidade de marca
5.3 - Parcerias, Collabs e Network
Atividades
Arquivo de Impressão
Módulo 6 - Planejamento de Conteúdo para Redes Sociais
6.1 - Desenvolvimento de calendários editoriais
6.2 - Métricas de desempenho e estratégias
Atividades
Arquivo de Impressão
Aulas Ao Vivo
Aulas Ao Vivo 2024
Desvendando a Carreira do Consultor de Imagem
Gestão da Experiência: como elevar a excelência de marca
YZYSCHOOL com Júlia Tavs
Consultoria de estilo para pessooas reais - Imagem Reversa
Marketing de Relacionamento
Profissão designer de moda no Brasil
Marketing de moda: venda pelas redes sociais
O perfume como extensão da sua imagem pessoal
Um passeio fascinante pelo mundo do jeans - desde a criação passando pelas técnicas da indústria e insight sobre o futuro do jeans
Fashion Law
Estudo mercadológico AICI
Processo criativo de uma marca de moda autoral
Comunicação e produção de sentido em uma campanha internacional de moda
Desenvolvimento Estratégico dos Elementos Sensoriais no Visual Merchandising de Moda
Harmonia Cromática: explorando a coloração na Consultoria de Imagem
Tendências de moda praia: Explorando o cenário brasileiro e estratégias de exportação
Estratégias de posicionamento de marca
Explorando o metaverso na moda
Mercado da Consultoria de Imagem no Brasil
O mercado para novos designers
Como tracionar vendas com Shop in Shop
Abordando tendências ultra rápidas
Conceitos do novo luxo
Processo criativo da marca Versatilitè
Aprenda a combinar cores nos looks
Aulas Ao Vivo 2025
Como vender serviços de consultoria de imagem: necessidade do dossiê completo ou soluções mais práticas
E-commerce, marketplace, redes sociais e outras plataformas de vendas.
Como acompanhar tendências e incorporá-las em coleções de moda
Estratégias para criar e comunicar a identidade da marca de moda
Estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes para serviços de consultoria
Contratos com influenciadores digitais para marcas: aspectos teóricos e práticos
Como se destacar no mercado
Conceitos de Visual Merchandising e sua aplicação no ponto de venda
Como adaptar os cortes de cabelo, maquiagem e roupas ao formato do rosto e personalidade do cliente
Plataformas e ferramentas úteis para gerenciar e promover marcas de moda

Introdução ao Jornalismo de Moda
Horas de curso Aulas Questionários Certificado de Conclusão