Pesquisa de Tendências
Aprofunde-se nas técnicas de pesquisa de tendências para criar coleções de moda impactantes! Este curso desvenda os mistérios da pesquisa de tendências, fornecendo as habilidades necessárias para identificar cenários, mercados e públicos-alvo. Você aprenderá a definir tendências, desenvolver coleções, estabelecer faixas de preço e criar um mix de produtos eficaz. Com vídeos, textos, imagens e interação com colegas e professores, você estará preparado para identificar oportunidades e atuar na área de criação em empresas de moda e setores correlatos. Inscreva-se agora e transforme sua paixão pela moda em sucesso profissional!
 

conheça o curso

 

a professora

Professora Muriel Campanhã
Aos 18 anos, Muriel deu início à sua carreira na Vogue, onde sua paixão por transformar ideias em algo visual começou a florescer. Foi lá que ela descobriu o desejo de materializar conceitos do imaginário. Esta jornada a levou ao mercado de produtos, onde mais tarde se destacaria.
Sua trajetória começou no grupo Vulcabrás, onde contribuiu com os designs da marca Rebook. Posteriormente, passou pela Alpargatas e ingressou no grupo DASS, onde iniciou a marca Fila do zero, liderando equipes e transformando produtos. Em seguida, Muriel seguiu para a Adidas, onde passou 7 anos e adquiriu experiência vital no contexto de uma marca global.

perguntas frequentes

Os cursos são online?
Sim! Nossos cursos são 100% online. A enmoda é pioneira e especializada em cursos de moda online há 20 anos no mercado de trabalho.
Os cursos tem certificado?
Sim! Todos os cursos possuem certificado reconhecido pela ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância.
Quais são os dias e horários dos cursos?
Você pode estudar nos dias e horários que quiser, basta se atentar ao prazo de finalização do curso.
Qual a metodologia dos cursos?

Os cursos são compostos por vídeos gravados, imagens, textos complementares, apostilas e atividades.

Como esse curso é classificado?

Como os cursos são 100% online, eles são classificados como livres e profissionalizantes, voltados para a prática do mercado de trabalho.

Cursos livres não necessitam de reconhecimento do MEC, devido à duração.

Como faço para acessar às aulas?
Você pode acessar de qualquer dispositivo com acesso à internet, como computador, celular, tablet ou outro dispositivo que preferir.
Preciso baixar algum aplicativo ou software para realizar as aulas?
Você pode acessar de qualquer dispositivo com acesso à internet, como computador, celular, tablet ou outro dispositivo que preferir.
O curso possui apostila?
Sim, em todas as aulas você encontrará arquivos disponíveis para download, podendo salvar ou imprimir.

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Grade Curricular

Curta Duração - Pesquisa de Tendências

Introdução
Manual do Aluno
Conheça a Professora
Introdução
Fórum de Apresentação
Bibliografia
Aula 1 - Conceitos Fundamentais para Pesquisa de Tendências
1.1 - O que é tendência?
1.1.1 - O que é Moda?
1.2 - Desenvolvendo o olhar
1.2.1 - Prognóstico de moda
1.3 - Estudo de macrotendências: overview
1.4 - Ciclo das tendências na moda mundial
1.4.1 - Aceleração do ciclo
1.4.2 - Calendário mundial de moda
1.5 - Profissionais
1.5.1 - 7 passos para avançar em sua carreira de pesquisa de tendência
Atividade Aula 1
Fórum Aula 1
Arquivo de Impressão - Aula 1
Aula 2 - Tendências de Moda e Inspirações
2.1 - Contexto histórico
2.2 - Manifestações culturais e a moda
2.3 - Classificando estilos
2.4 - Análise de tendência para moda
2.4.1 - Contra tendência
Tarefa Aula 2
Arquivo de Impressão - Aula 2
Aula 3 - Ciclo de Tendências
3.1 - Liderança de Moda
3.2 - Ciclos Curto (Fad) e Longo / Macro e Micro
3.2.1 - Ciclo de vida do produto de moda
3.3 - Teoria de “Trickle Effect”
3.3.1 - “Trickle Down”
3.3.2 - “Trickle Up” ou “Bubble Up”
3.3.3 - “Trickle Across”
Fórum Aula 3
Arquivo de Impressão - Aula 3
Aula 4 - Cenários e Elementos
4.1 - Zeitgeist e a Moda
4.1.2 - Sincronicidade
4.1.3 - Inconsciente Coletivo
4.1.4 - Modernidade líquida
4.2 - Arquétipo
4.3 - Globalização da Moda
4.4 - A economia no mercado de moda
4.5 - Comportamento de consumo
4.6 - Público-alvo e segmentação psicográfica
Atividade Aula 4
Arquivo de Impressão - Aula 4
Aula 5 - Sociedade
5.1 - As gerações
5.1.1 - Baby Boomers
5.1.2 - Geração X
5.1.3 - Geração Y
5.1.4 - Geração Z
5.2 - Diferenças culturais
Arquivo de Impressão - Aula 5
Aula 6 - Ferramentas para Pesquisa Tendências
6.1 - Pesquisa de observação
6.2 - Fontes de pesquisa
6.2.1 - Viagem
6.2.2 - Internet
6.2.3 - Notícias
6.2.4 - Museu virtual
6.2.5 - Desfiles
6.2.6 - Eventos profissionais
6.2.7 - Celebridades
6.2.8 - As Ruas
6.2.9 - Vitrinas
6.2.10 - Visual Merchandising
Arquivo de Impressão - Aula 6
Aula 7 - Suportes para a Moda
7.1 - Cor
7.1.1 - A cor no têxtil
7.1.2 - Teoria da cor
7.1.3 - O significado das cores
7.1.4 - Prognósticos de Cores
7.2 - Estampas, aviamentos, bordados e aplicações
7.3 - Formas
7.4 - Tecidos e texturas
7.4.1 - Tecnologia têxtil
7.4.2 - A Inovação
7.4.3 - Os tecidos e as padronagens A B C
7.4.3.1 - Os tecidos e as padronagens D E F G H I J
7.4.3.2 - Os tecidos e as padronagens L M N O P
7.4.3.3 - Os tecidos e as padronagens Q R S T U V W X Y Z
Tarefa Aula 7
Fórum Aula 7
Arquivo de Impressão - Aula 7
Aula 8 - Visão Prática - Planejamento & Estratégia
8.1 - Finalidade da pesquisa
8.1.1 - Briefing da pesquisa
8.1.2 - Brainstorming
8.1.3 - Insight
8.2 - Determinação de mercado alvo (target) e público-alvo (prospects)
8.2.1 - Segmentação
8.3 - Desenvolvimento do caderno de tendências
8.3.1 - Compilação da pesquisa
8.3.2 - Construção de painéis
8.3.3 - Análise e Interpretação dos dados
8.3.4 - Relatório
8.4 - Estratégias baseadas na informação da pesquisa de tendência
8.5 - Processo de criação de uma coleção por meio de uma pesquisa de moda
Arquivo de Impressão - Aula 8
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
Pesquisa de Satisfação
Pesquisa de Tendências

Pesquisa de Tendências

Horas de curso Aulas Fóruns de discussões Certificado de Conclusão